O Hospital do Bairro de Botucatu, que está passando por reformas orçadas em 19 milhões de reais, não oferecerá serviços de consultas médicas e nem internações clínicas. Esta afirmação foi feita hoje (22) pelo Prefeito Pardini a uma emissora de rádio da cidade em sua rotineira entrevista de todas as segundas-feiras, o que causou surpresa para vários municípes que procuraram a Rede Alpha para esclarecimentos. Isso, porque a expectativa da população era que o Hospital fosse atender a população de Botucatu com a totalidade de sua capacidade, como nos anos áureos do estabelecimento. Mas infelizmente isso nao irá se concretizar. O prefeito também informou nesta entrevista que serão gastos cerca de 15 milhões apennas para equipamentos; ou seja, um total de 34 milhões e que os atendimentos serão apenas para cirurgias agendadas de pequeno e médio porte.
O Hospital nao irá funcionar com porta aberta, não terá Pronto Atendimento Adulto o que era esperado pois o único Pronto Socorro da cidade além de nao ser municipal, está a cada dia mais com seu atendimento precarizado pelo aumento constante na demanda de pacientes e a Unesp não consegue absorver todos os doentes de mais de 70 municípios que procuram o Hospital das Clínicas todos os dias e ainda está com leitos reduzidos que nao foram reabertos até a presente data. Segundo o prefeito aformou na entrevista que estas medidas visam direcionar os recursos para cirurgias agendadas de pequeno e médio porte, com o objetivo de otimizar o atendimento e priorizar apenas os procedimentos cirúrgicos que necessitam de agendamento e está vom fila de espera.
Os pacientes que necessitarem de consultas médicas ou internações clínicas continuarão sendo atendidos nos postsos de saúde e no Pronto Socorro Adulto (PSA) como sempre aconteceu. Nesse aspecto de consultas médicas e com especialistas e na urgência e emergência para adultos e idosos não terão mudanças com o funcionamento do novo Hospital do Bairro. Já o Pronto Socorro Infantil, ele garantiu que retornará para o Hospital do Bairro, no advento da reinauguração do hospital que está prevista para o mês de agosto.