O Pólo Cuesta é uma rota turística criada em 2001, com o objetivo de desenvolver o turismo local.
É composto pelos municípios de Anhembi, Avaré, Bofete, Botucatu, Itatinga, Pardinho, Conchas, Paranapanema, Pratânia e São Manuel.
A Cuesta Paulista é uma região com muitas histórias, lindas paisagens, mais de 70 cachoeiras catalogadas, montanhas, trilhas, e uma energia incrível!
A região é chamada de CUESTA pelo tipo de formação montanhosa predominante, algumas fontes falam que vem do espanhol com a tradução de “encosta de degrau” e se olharmos bem para as paisagens, faz todo sentido!
A verdade é que a nossa Cuesta Paulista é deslumbrante!
A foto a baixo é a figura de um GIGANTE DEITADO, o famoso Gigante Adormecido e as Três Pedras que formam os pés do gigante (onde se pode acampar com os guias locais), de vários pontos turísticos e cidades do Polo Cuesta conseguimos ver a formação dessas montanhas.
Diz a lenda que na região da barriga do gigante encontra-se a terra dos Sacis!
A história contada é que o Engenheiro José Oswaldo Guimarães, trouxe dois casais de Sacis para as matas da cidade, ele tomou conhecimento de um senhor em Minas Gerais que tinha uma propriedade onde moravam muitos e foi até lá buscar alguns para Botucatu e assim ajudar a cuidar e preservar!
Brincadeiras à parte, José Oswaldo preserva a cultura do Folclore dos Sacis na região, cuidando do imaginário das pessoas e garantindo a sua existência entre as gerações.
Botucatu, hoje tem sede da ANCS (Associação Nacional dos Criadores de Saci), deixando a cidade de Botucatu ainda mais interessante com a lenda desses personagens que andam assobiando pelas florestas fazendo travessuras.
Mistérios e lendas até hoje envolvem Botucatu e a Região de Pardinho e datam do período pré-cabralino.
Diz-se que teria sido ponto de passagem no caminho para o Peabiru, trilha lendária que ligava o litoral Atlântico a terras Peruanas.
Os guias fazem esse passeio para relembrar a rota dos Incas, a trilha inicia na cidade de Pardinho e passa pelo Gigante e as 3 Pedras.
A região da Cuesta Paulista é rota do ECOTURISMO e de aventuras, sendo ponto de cicloturismo, e muitos outros como rapel, passeios de buggy, cavalgadas, passeios de carros 4×4, motos, quadriciclo e passarinhadas.

Guias devidamente cadastrados no site
https://turismo.botucatu.sp.gov.br/-guias-de-turismo-de-botucatu/
Colunista: Juliana Gomes
Alpha Notícias Rede Alpha de Comunicação