Já ouviu falar do Polo turístico Cuesta?

O Pólo Cuesta é uma rota turística criada em 2001, com o objetivo de desenvolver o turismo local.

É composto pelos municípios de Anhembi, Avaré, Bofete, Botucatu, Itatinga, Pardinho, Conchas, Paranapanema, Pratânia e São Manuel.

A Cuesta Paulista é uma região com muitas histórias, lindas paisagens, mais de 70 cachoeiras catalogadas, montanhas, trilhas, e uma energia incrível!

A região é chamada de CUESTA pelo tipo de formação montanhosa predominante, algumas fontes falam que vem do espanhol com a tradução de “encosta de degrau” e se olharmos bem para as paisagens, faz todo sentido!

A verdade é que a nossa Cuesta Paulista é deslumbrante!

A foto a baixo é a figura de um GIGANTE DEITADO, o famoso Gigante Adormecido e as Três Pedras que formam os pés do gigante (onde se pode acampar com os guias locais), de vários pontos turísticos e cidades do Polo Cuesta conseguimos ver a formação dessas montanhas.

Diz a lenda que na região da barriga do gigante encontra-se a terra dos Sacis!

A história contada é que o Engenheiro José Oswaldo Guimarães, trouxe dois casais de Sacis para as matas da cidade, ele tomou conhecimento de um senhor em Minas Gerais que tinha uma propriedade onde moravam muitos e foi até lá buscar alguns para Botucatu e assim ajudar a cuidar e preservar!

Brincadeiras à parte, José Oswaldo preserva a cultura do Folclore dos Sacis na região, cuidando do imaginário das pessoas e garantindo a sua existência entre as gerações.

Botucatu, hoje tem sede da ANCS (Associação Nacional dos Criadores de Saci), deixando a cidade de Botucatu ainda mais interessante com a lenda desses personagens que andam assobiando pelas florestas fazendo travessuras.

Mistérios e lendas até hoje envolvem Botucatu e a Região de Pardinho e datam do período pré-cabralino.

Diz-se que teria sido ponto de passagem no caminho para o Peabiru, trilha lendária que ligava o litoral Atlântico a terras Peruanas.

Os guias fazem esse passeio para relembrar a rota dos Incas, a trilha inicia na cidade de Pardinho e passa pelo Gigante e as 3 Pedras.

A região da Cuesta Paulista é rota do ECOTURISMO e de aventuras, sendo ponto de cicloturismo, e muitos outros como rapel, passeios de buggy, cavalgadas, passeios de carros 4×4, motos, quadriciclo e passarinhadas.

Contato de guia :

Guias devidamente cadastrados no site

da prefeitura de Botucatu

https://turismo.botucatu.sp.gov.br/-guias-de-turismo-de-botucatu/

 

Colunista: Juliana Gomes

 

 

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.