‘Arma’ que derrubou drone em Brasília é capaz de ‘roubar’ equipamentos

Um drone com atitude suspeita foi derrubado neste domingo (1) pela Polícia Federal. O veículo aéreo sobrevoava uma área não autorizada, em Brasília, durante a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mas o que chamou a atenção foi o equipamento utilizado para derrubar o drone, por se assemelhar a uma arma.

Apesar da semelhança, o dispositivo possui uma tecnologia que intercepta e “rouba” o controle dos veículos aéreos que tenham movimento suspeito no espaço aéreo.
O equipamento é conhecido como “DroneGun Tactical” e foi desenvolvido com um design de um rifle e para operar ele é preciso utilizar as duas mãos. Segundo a fabricante do dispositivo, ele pesa cerca de 7 quilos. O dispositivo conta com antenas direcionais integradas, além de um painel de controle com áudio e sensor óptico.

A tecnologia utilizada no Tactical tem a capacidade de identificar drones por meio de frequência e ondas de rádio. Ao localizar um drone suspeito, o dispositivo passa a emitir um sinal que é capaz de interromper o contato com o controlador original do drone.

A partir disso, o agente de segurança passa a operar o veículo suspeito, podendo assim desviar do caminho proibido e pousar em um local seguro e realizar a inspeção.

Além dessa função o DroneGun Tactical consegue ainda fazer com que o drone retorne ao local onde foi levantado, auxiliando assim a identificação de quem o levou até um espaço proibido.

fonte: folhape.com.br

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.