A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Saúde Coletiva, informa mais dois óbitos provocados pela dengue em Bauru, neste ano. Com eles, a cidade soma dez mortes por conta da doença em 2023, sendo que a Vigilância Epidemiológica investiga outras duas. No ano passado inteiro, foram quatro casos dessa natureza.
As duas últimas vítimas eram idosas e morreram em abril. No dia 20, não resistiu uma paciente do sexo feminino, de 83 anos, com início dos sintomas no dia 12 do mesmo mês. Ela foi atendida em hospital privado do município e sofria também de Alzheimer e hipotireoidismo. Já o paciente de 65 anos e do sexo masculino tinha hipertensão arterial sistêmica, tabagismo e etilismo, informa a assessoria de imprensa da prefeitura.
De acordo com a comunicação da administração municipal, no caso dele, os sintomas começaram em 22 de março, sendo o óbito registrado no dia 15 de abril. Ele também foi atendido em hospital privado da cidade.
CASOS
A Saúde ainda informou a ocorrência de 180 novos casos de dengue, no período de 15 de maio a 27 de junho. Assim, Bauru totaliza no ano de 2023, até o momento, 13.434 casos autóctones de dengue, sendo 191 casos que tiveram sinais de alarme, 18 casos importados e dez óbitos pelo agravo. Há 452 casos suspeitos em investigação.
Para conter a evolução da doença na cidade, a Secretaria de Saúde segue com orientando moradores, eliminando criadouros e fazendo a nebulização em áreas com casos positivos, destaca texto enviado pela imprensa.
Neste sentido, a Prefeitura de Bauru pede a colaboração da população para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água, como latas, pneus, potes e garrafas, que devem ser levados aos Ecopontos, e ainda verificar sempre os vasos de plantas, calhas, caixas d’água, ralos, e manter quintais, calçadas e terrenos limpos.
Neste ano, foi realizado um mutirão em todas as regiões do município para recolher materiais que possam acumular água e servir como criadouro do mosquito Aedes aegypti, com o recolhimento de 380 toneladas de materiais.
Com a redução das temperaturas e o menor volume de chuvas registrado nas últimas semanas, a incidência de casos de dengue está diminuindo consideravelmente em Bauru, destaca o Executivo. Desde abril, o município está com uma redução constante de casos, acrescenta por nota. No entanto, mesmo com o inverno, os cuidados com a dengue precisam continuar, e a colaboração da população é necessária para evitar que uma nova epidemia aconteça no próximo verão, a partir do final deste ano, conclui.
Fonte: JCNET