Estudo de aluna do IBB é publicado em importante revista internacional

O artigo produzido pela autora Sarah Mattioli e colaboradores revisa questões acerca da função do endotélio em gestantes com pré-eclâmpsia.

A última edição da revista científica “Trends in Molecular Medicine”, uma das mais relevantes na área das Ciências Biomédicas, traz um importante estudo de uma aluna do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (IBB).

O artigo “Missing links in preeclampsia cell model systems of endothelial dysfunction”, produzido pela autora Sarah Viana Mattioli, revisa questões acerca da função do endotélio em mulheres gestantes com pré-eclâmpsia, condição relacionada à hipertensão arterial durante a gestação.

O trabalho, que foi supervisionado pela professora do IBB, Valéria Sandrim, retrata ainda possibilidades de aprimoramento do tratamento da condição clínica.

“Essa revisão aborda formas de conhecer como a disfunção endotelial ocorre nestas gestantes, trazendo insights de futuros alvos farmacológicos e tratamento da doença. A pré-eclâmpsia é uma das principais causas de morte em gestantes em todo o mundo, e medicamentos que reduzem essas mortes se faz muito necessário”, afirmou a docente do IBB.

Além da publicação da revisão, o volume da revista traz na capa a ilustração feita pela própria aluna.

A revista que divulgou o trabalho da aluna do IBB tem alto fator de impacto (FI 15.2), um método usado para qualificar as revistas científicas com base nas citações que ela recebe.

O estudo, que foi financiado pela Fapesp, CNPq e pelo CAPES, pode ser acessado na íntegra no link https://www.cell.com/trends/molecular-medicine/fulltext/S1471-4914(23)00073-4

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.