Home > Coluna Renato Ruiz Lopes > Feliz ano novo; de fato.

Feliz ano novo; de fato.

Para o novo ano eu penso que algumas coisas precisam mudar em minha vida, planos e projetos, comportamentos e metas, etc. Todo fim de ano é a mesma coisa, o mesmo discurso. Mas são esses momentos que me proporcionam a reflexão e talvez a mudança.
Não espero nada do novo ano, não acho que o novo ano traga alguma coisa para alguém, me parece que essa é uma fala de que quem fugir da sua responsabilidade, da sua liberdade e daquilo que precisa ser feito e que somente o próprio indivíduo pode fazer.
Algumas reflexões que fiz e que compartilho com você leitor para que de fato o novo ano seja novo.
1- O autor de Eclesiastes nos diz que existem coisas que não podem ser mudadas. ‘O que é torto não pode ser endireitado; o que está faltando não pode ser contado.
Eclesiastes 1:15 ‘
Pessoas que não serão transformadas, situações que não serão contornadas. Nelson Rodrigues diz: ‘A vida como ela é’.
Entender a realidade da vida é um grande passo para a Paz e saúde emocional.
Decidi que não me perderei em discussões que não levam a lugar algum. Não quero falar de quem vai para o inferno, de quem tem a fé certa, de quem tem razão em relação a Deus. Quero falar e me encontrar com gente disposta a ouvir do Evangelho, da Graça, de como podemos fazer de nós mesmos pessoas melhores como Jesus foi. Quero me assentar com pessoas que se preocupam umas com as outras, e não se importam com os pecados uns dos outros, mas se acolhem mutuamente na fé e na esperança.
2- Busque sentir saudade apenas do que foi. A pior saudade é aquela que não foi, de não ter tentado, de não ter vivido, de não ter dito, de não ter abraçado. Eu decidi que sentirei saudade do que vivi. Por isso quero ser mais, ir mais, viver mais, e consciente de que errarei mais, sofrerei mais, peço direção á Deus para que não venha ferir á ninguém, nem causa mal a ninguém, mas estou disposto a arriscar e viver mais, para sentir saudades do que foi o do que tentei e busquei e não de não ter vivido ou tentado.

3- Não gaste energia de vida com quem e com o que não merece. Existem pessoas e situações que roubam energia vital e isso faz muito mal. Deixe para trás tudo aquilo que precisa ser deixado. Não queira suprir expectativas, nem se relacionar politicamente apenas para manter a boa imagem.
Decidi viver bons e verdadeiros relacionamentos. Obvio que terei de suportar e conviver com muitos relacionamentos superficiais e não verdadeiros, mas eles não mais me roubarão a energia de vida. Escolherei o que me fere e o que me faz chorar.

4- Categoricamente se afaste de relacionamentos tóxicos, pai, mãe, tio, primo, irmão(ã) seja quem for, se fere tua alma, se afaste. Existem pessoas capazes de sequestrar almas e consciências dos outros, quando o fazem tomam para si os sentimentos e escravizam aqueles que possuem. CUIDADO, LIBERTE-SE JÁ!
Tenha consciência de que é livre para dizer não a todos que te ferem seja eles, elas quem for.

5- Viver mais e produzir menos. Gastamos muito da vida para produzir e ser, e corremos o risco de nos reduzirmos a ferramentas de produção o risco consiste em que quando não tivermos mais forças, nem utilidade, ficaremos largados em algum canto da vida como uma ferramenta ultrapassada e sem uso. Decidi que a vida é muito mais do que produzir para ser, entendi que sou por isso produzo agora, depois produzirei outras coisas, e assim cada fase da vida tem sua beleza e sua forma de contribuição e contemplação.
6- Não quero ter razão em nada, quero paz e amor. Fuja de querer ter razão, esse é um fardo pesado demais para se carregar. Fuja de querer ter a verdade absoluta, isso pode matar você e seus bons relacionamentos.
Parece um jargão, porém é quase que impossível viver isso, principalmente nos dias atuais. Mas de fato trata-se de uma filosofia de vida que se assemelha a de Jesus de Nazaré, quero viver assim.
Quero amar, cuidar, ajudar, isso não significa que estarei disponível integralmente a tudo e todos, mas que decididamente escolhi viver para acolher e ajudar.

Feliz ano novo, feliz novas 365 oportunidades para ser melhor, fazer melhor e se não conseguir, tudo bem, pelo menos valeu ter tentado, e até o próximo ano. Quem sabe!

Renato Ruiz Lopes

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Rompimento de adutora causa imenso vazamento no Residencial Bem te Vi

Uma imagem inusitada vista por moradores do jardim Continental chamou a atenção na tarde desta quarta-feira, 22 em Botucatu. Um ...