Home > Destaque > Instituto Ayrton Senna realiza seminário internacional para debater criatividade e pensamento crítico na escola

Instituto Ayrton Senna realiza seminário internacional para debater criatividade e pensamento crítico na escola

Instituto Ayrton Senna, que há 25 anos vêm trazendo evidências para ampliar as fronteiras da educação e colocando no debate público a importância da educação integral e do desenvolvimento das competências socioemocionais, propõe um encontro para discutir criatividade e pensamento crítico em sala de aula.  O Seminário Internacional Criatividade e Pensamento Crítico na Escola será uma oportunidade para ampliar informações sobre o tema e desfazer mitos, mostrando que essas duas habilidades não são talentos natos ou restrito a alguns. Pelo contrário, elas podem ser desenvolvidas por todos para se tornarem ferramentas poderosas na conquista de resultados ao longo da vida.

O evento ocorrerá no dia 5 de março, na Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A abertura do encontro contará com Jânio Macedo, secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Rebeca Otero, coordenadora de Educação da UNESCO, e de Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, que falará sobre a importância da criatividade e do pensamento crítico na sociedade do conhecimento.

Andreas Schleicher, diretor de Educação da OCDE e responsável pelo PISA, será o keynote speaker do seminário e apresentará um estudo inédito no país sobre o tema, além de abordar o impacto dessas habilidades na próxima edição do PISA que, em 2021, também avaliará o pensamento criativo dos estudantes.

Pesquisadores da Índia, EUA, França e Bélgica participarão de mesas com especialistas brasileiros, trazendo evidências científicas para inspirar a construção de políticas públicas e práticas pedagógicas mais inovadoras. Pesquisadores do Conselho Científico do Instituto Ayrton Senna estão entre os convidados, como Filip de Fruyt, professor da Universidade de Ghent (Bélgica) na área de Desenvolvimento, Personalidade e Psicologia Social; Oliver John, professor de Psicologia da Universidade de Berkeley, Califórnia (EUA) e Ricardo Primi, psicólogo e doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP e Universidade de Yale, EUA) e professor associado do programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade São Francisco. Além deles, Todd Lubart, professor de Psicologia da Universidade Paris-Descartes (França) e Usha Bhaskar, que lidera a área de Tecnologia e Inovação da Learning Links (organização da Índia que implementou o projeto da OCDE sobre pensamento crítico e criatividade no país), estarão presentes no debate.

Confira a programação completa aqui.

Para quem estiver fora de São Paulo, o evento terá transmissão ao vivo pelas redes do Canal Futura e também no site do Instituto Ayrton Senna.

 

 

Sobre o Instituto Ayrton Senna

Há quase 25 anos, o Instituto Ayrton Senna contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Nossa missão é desenvolver o ser humano por inteiro, preparando para a vida no século 21 em todas as suas dimensões. Impulsionados pela vontade do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna de construir um Brasil melhor, atuamos em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais baseadas em evidências. Estamos em permanente processo de inovação, continuamente investigando novos conhecimentos para responder aos desafios de um mundo em constante transformação. Partindo dos principais desafios da educação identificados por gestores e educadores com quem trabalhamos no dia a dia, produzimos, sistematizamos e validamos conhecimentos críticos para o avanço da qualidade da educação, em um trabalho conjunto com as redes públicas de ensino. Todo o conhecimento produzido é compartilhado com mais atores por meio de iniciativas de formação, difusão, cooperação técnica e transferência de tecnologia. Nossas ações são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Considerando iniciativas voltadas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, estamos em 15 Estados e mais de 450 municípios, apoiamos a formação de cerca de 60 mil profissionais por ano e beneficiamos a educação de mais de 1,5 milhão de alunos anualmente. www.institutoayrtonsenna.org.br.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Hospital das Clinicas de Botucatu atualiza informações sobre o Coronavirus

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) torna público o boletim sobre as informações do COVID-19 ...