Instituto de Biociências de Botucatu (IBB), promove evento gratuito sobre biossegurança

A Comissão Interna de Biossegurança – CIBio do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp – Câmpus Botucatu promoverá o curso ‘Tópicos em Biossegurança e Organismos Geneticamente Modificados (OGMs e AnGMs). O evento acontecerá nos dias 4 e 5 de dezembro, no Espaço IB Eventos e será gratuito.

O evento será realizado pela CIBio, um componente essencial para o monitoramento e vigilância das atividades do IBB e tem como objetivo capacitar os participantes com noções básicas sobre boas práticas laboratoriais e características fundamentais de biossegurança.

Durante a programação do curso, serão abordadas as formas adequadas de armazenamento, manipulação, transporte e descarte de agentes químicos; fornecidos subsídios técnico-científicos sobre Organismos Geneticamente Modificados, possíveis riscos e mecanismos de controle, bioética e biodireito na área da biossegurança; entre outros.

O curso abordará a importâncias das boas práticas científicas e contará com a presença de pesquisadores influentes na área de biossegurança, como Adriano Campos, coordenador de Biossegurança, Saúde e Ambiente no Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde/Fiocruz e presidente da Comissão Interna de Biossegurança do CDTS/FIOCRUZ; e José Mauro Granjeiro, especialista sênior em Metrologia e Qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“Este evento fala muito do momento em que estamos vivendo dentro do Instituto, sobre a necessidade de adequar os nossos conhecimentos em relação às boas práticas científicas e que faz parte dessa interface da biossegurança. Ela não é mais uma escolha, a biossegurança dentro da universidade é uma necessidade”, ressalta o professor Willian Fernando Zambuzzi, vice-presidente do IBB e presidente da CIBio

A implementação de protocolos rigorosos de biossegurança garante a segurança dos pesquisadores, estudantes e demais envolvidos em atividades laboratoriais, garantindo que os estudos realizados no IBB sejam programados de maneira responsável, minimizando os riscos. Este evento será uma das primeiras atividades previstas do escritório de boas práticas científicas que está sendo criado no Câmpus de Botucatu “O IBB tem feito um trabalho de excelência com pesquisas e atividades, e que precisa de uma política institucional muito própria e bem elaborada sobre biossegurança”, afirma o professor Willian, que reforça o convite aberto para toda a comunidade universitária

O curso é gratuito e também será transmitido por meio da plataforma Google Meet.

Inscrições abertas pelo link https://eventos.ibb.unesp.br/topicosembiosseguranca/

Sobre o CIBio 

A Comissão Interna de Biossegurança – CIBio é componente essencial para o monitoramento e vigilância das atividades com OGM* e seus derivados e para fazer cumprir as normas de biossegurança. Toda instituição que se dedique ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à produção industrial que utilize técnicas e métodos de engenharia genética ou realize pesquisas com Organismos Geneticamente Modificados (OGM) e seus derivados, ou mesmo, precise importar OGM e seus derivados, precisa uma Comissão Interna de Biossegurança (CIBio).

*Por “OGM” entende-se qualquer entidade biológica (vírus, bactérias, fungos, protozoários, linhagens celulares, animais, vegetais, etc) cujo material genético tenha sido alterado por técnicas de DNA recombinante/engenharia genética.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.