Instituto de Biociências de Botucatu (IBB), recebe Técnica Bioquímica de Portugal

Na última semana, o Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp – Câmpus de Botucatu, recebeu a visita de Ana Paula Ribeiro, Técnica Superior do Laboratório de Bioquímica da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Portugal. O objetivo da visita foi conhecer as estruturas de ensino, pesquisa e extensão da universidade e discutir sobre o papel da Unesp no âmbito da Agenda 2030, que aborda os 17 objetivos da ONU – Projetos Sustentáveis e os ODS.

Além da troca de experiências, Ana Paula apreciou as práticas adotadas pelo IBB para a melhoria da acessibilidade e inclusão social, focados no ODS 10, fazendo questão de expor seu contentamento com o histórico da universidade em relação à presença feminina nos setores de liderança e igualdade de gênero.

Ao unir o desejo de visitar seu país natal e ampliar suas experiências profissionais, Ana Paula foi orientada pela Reitoria da Unesp a escolher o Câmpus de Botucatu para realizar o seu intercâmbio, pois o IBB poderia recepcioná-la da melhor forma devido a sua área de atuação.

Após reuniões à distância para a organização de todos os documentos necessários, Ana Paula enviou a candidatura para o Programa de Mobilidade ERASMUS +, uma organização de educação que visa oferecer oportunidades de estudo, estágios e novas experiências para milhares de jovens europeus.

Ao ser aprovada, Fábio Sugano, do Escritório Regional de Apoio à Pesquisa e Internacionalização (Erapi) do IBB, organizou uma programação completa para recebê-la, incluindo visitas a diversas estruturas de pesquisa e departamentos do Câmpus.

Conhecendo o IBB

Assim que Ana Paula iniciou sua visita ao Câmpus de Botucatu, visitou as Centrais de aula, Laboratórios de Microscopia, Laboratórios de Química, e conheceu os departamentos do IBB, tecendo grandes elogios à sala do futuro.

Durante a sua trajetória pelo Câmpus, Ana Paula conheceu o Herbário Botu e o Jardim Botânico, percurso orientado pelo técnico Henrique Borgatto de Almeida Dias. A visita a deixou impressionada pela ampla diversidade que o instituto possui.

Na sequência, a técnica conheceu o Centro de Isótopos Estáveis Prof. Carlos Ducatti (CIE), onde acompanhou a rotina de trabalho de Cibele Regina de Souza Kruliski, Assistente de Suporte Acadêmico II, Juliana Célia Denadai, pós-doutoranda do IBB e outros técnicos que atuam no centro, visando entender como são gerenciados os equipamentos multiusuários, seja na prestação de serviços para a universidade ou empresas.

Ao passar pelos Centro de Microscopia Eletrônica (CME), foi recepcionada pela Shelly Favorito de Carvalho, Assistente de Suporte Acadêmico IV, e pela professora Daniela Carvalho dos Santos, docente do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional e líder do CME, um dos pontos de maior interesse nessa visita.

Foi um momento de muita partilha, já que as técnicas apresentaram a rotina de trabalho e o manejo dos equipamentos, ao mesmo tempo em que Ana Paula também compartilhou seu conhecimento sobre as áreas de ensino e pesquisa na sua faculdade.

A visita pelo IBB se encerrou com a passagem pelo Laboratório de Fitomedicamentos (LabFit), sob a companhia do professor Dr. Luiz Claudio Di Stasi, docente do Departamento de Biofísica e Farmacologia e responsável pelo laboratório, onde Ana Paula também trocou experiências sobre os procedimentos laboratoriais.

Ao final da semana, Ana Paula reforçou o agradecimento pela oportunidade e deixou um convite para todos os colegas que desejam conhecer a Universidade do Porto: “Estão todos convidados. Agradeço pelo carinho e recepção, a visita foi muito enriquecedora e superou as minhas expectativas através dos conhecimentos técnicos compartilhados pelos docentes do IBB. Espero poder regressar numa próxima oportunidade”, finalizou Ana Paula Ribeiro.

Sobre Régis Vallée

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.