Na última semana, o Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp – Câmpus de Botucatu, recebeu a visita de Ana Paula Ribeiro, Técnica Superior do Laboratório de Bioquímica da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Portugal. O objetivo da visita foi conhecer as estruturas de ensino, pesquisa e extensão da universidade e discutir sobre o papel da Unesp no âmbito da Agenda 2030, que aborda os 17 objetivos da ONU – Projetos Sustentáveis e os ODS.
Além da troca de experiências, Ana Paula apreciou as práticas adotadas pelo IBB para a melhoria da acessibilidade e inclusão social, focados no ODS 10, fazendo questão de expor seu contentamento com o histórico da universidade em relação à presença feminina nos setores de liderança e igualdade de gênero.
Ao unir o desejo de visitar seu país natal e ampliar suas experiências profissionais, Ana Paula foi orientada pela Reitoria da Unesp a escolher o Câmpus de Botucatu para realizar o seu intercâmbio, pois o IBB poderia recepcioná-la da melhor forma devido a sua área de atuação.
Após reuniões à distância para a organização de todos os documentos necessários, Ana Paula enviou a candidatura para o Programa de Mobilidade ERASMUS +, uma organização de educação que visa oferecer oportunidades de estudo, estágios e novas experiências para milhares de jovens europeus.
Ao ser aprovada, Fábio Sugano, do Escritório Regional de Apoio à Pesquisa e Internacionalização (Erapi) do IBB, organizou uma programação completa para recebê-la, incluindo visitas a diversas estruturas de pesquisa e departamentos do Câmpus.
Conhecendo o IBB
Assim que Ana Paula iniciou sua visita ao Câmpus de Botucatu, visitou as Centrais de aula, Laboratórios de Microscopia, Laboratórios de Química, e conheceu os departamentos do IBB, tecendo grandes elogios à sala do futuro.
Durante a sua trajetória pelo Câmpus, Ana Paula conheceu o Herbário Botu e o Jardim Botânico, percurso orientado pelo técnico Henrique Borgatto de Almeida Dias. A visita a deixou impressionada pela ampla diversidade que o instituto possui.
Na sequência, a técnica conheceu o Centro de Isótopos Estáveis Prof. Carlos Ducatti (CIE), onde acompanhou a rotina de trabalho de Cibele Regina de Souza Kruliski, Assistente de Suporte Acadêmico II, Juliana Célia Denadai, pós-doutoranda do IBB e outros técnicos que atuam no centro, visando entender como são gerenciados os equipamentos multiusuários, seja na prestação de serviços para a universidade ou empresas.
Ao passar pelos Centro de Microscopia Eletrônica (CME), foi recepcionada pela Shelly Favorito de Carvalho, Assistente de Suporte Acadêmico IV, e pela professora Daniela Carvalho dos Santos, docente do Departamento de Biologia Estrutural e Funcional e líder do CME, um dos pontos de maior interesse nessa visita.
Foi um momento de muita partilha, já que as técnicas apresentaram a rotina de trabalho e o manejo dos equipamentos, ao mesmo tempo em que Ana Paula também compartilhou seu conhecimento sobre as áreas de ensino e pesquisa na sua faculdade.
A visita pelo IBB se encerrou com a passagem pelo Laboratório de Fitomedicamentos (LabFit), sob a companhia do professor Dr. Luiz Claudio Di Stasi, docente do Departamento de Biofísica e Farmacologia e responsável pelo laboratório, onde Ana Paula também trocou experiências sobre os procedimentos laboratoriais.
Ao final da semana, Ana Paula reforçou o agradecimento pela oportunidade e deixou um convite para todos os colegas que desejam conhecer a Universidade do Porto: “Estão todos convidados. Agradeço pelo carinho e recepção, a visita foi muito enriquecedora e superou as minhas expectativas através dos conhecimentos técnicos compartilhados pelos docentes do IBB. Espero poder regressar numa próxima oportunidade”, finalizou Ana Paula Ribeiro.