O vídeo de uma menina carregando a irmã mais nova nas costas se tornou viral na internet desde que foi publicado nesta segunda-feira. As imagens mostram a criança caminhando descalça na estrada sob um sol escaldante na Faixa de Gaza.
Nas costas, ela leva a irmã que está ferida após ser atropelada. A dupla, segundo o jornal português Sic Notícias, foi encontrada por acaso por um fotojornalista que gravou o momento e o divulgou nas redes sociais após ajudá-las a voltar a um acampamento de refugiados.
As duas crianças estão entre as 700 mil pessoas deslocadas na Faixa de Gaza que vivem em abrigos ou acampamentos sem acesso a cuidados médicos, condições básicas de saneamento, comida e água suficientes, segundo o Unicef.
Quase mil mulheres e crianças feridas ou doentes serão retiradas de Gaza nos próximos meses, anunciou o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa em uma entrevista à AFP, na qual insistiu na necessidade de manter o diálogo com os lados beligerantes. Segunda o Ministério da Saúde em Gaza, controlado pelo grupo terrorista Hamas, o número de mortos na guerra, que já passou de um ano, superou os 42 mil.