Lutero repentinamente chegou a percepção de que a justiça de Deus, da qual Paulo falava nessa passagem (Rm1:17) , não era a justiça pela qual Deus era justo em si mesmo,( que seria uma forma passiva de justiça), mas a justiça pela qual, por causa de Jesus Cristo , Deus tornou justos pecadores(isto é, justiça ativa) por meio do perdão dos pecados na justificação. Quando descobriu isso, Lutero afirmou que os próprios portões do Paraiso haviam-se aberto para ele.’
(Jeroslav Pelikan, Jesus through the centuries, his place n history of culture)
Fyodor Dostoievski disse que o evangelho gera o choque e o escândalo por conta da Graça.(Crime e Castigo)
Penso que Deus dirá: Vinde, vós também! Vinde todos, cansados e vacilantes, vinde filhos do opróbrio.
Uma pergunta me soa pertinente: Porque faz isso, Senhor?
Brennan Manning diz: A graça deve ser bebida pura; sem água, sem gelo, e seguramente sem tônica; não se permite que nem a bondade, nem a maldade, nem as flores que desabrocham na primavera da ‘superespiritualidade’ entrem no preparado.
Renato Ruiz Lopes
pastor da PIB – Primeira Igreja Batista em Botucatu