Prefeitura cria Programa de Aquisição de Alimentos de produtores rurais

A Prefeitura de Botucatu irá reforçar a aquisição de alimentos hortifrutigranjeiros de produtores rurais locais. A iniciativa só é possível graças a Lei Municipal que cria o Programa de Aquisição de Alimentos, que tem como objetivo fomentar a agricultura familiar, incentivando o consumo e valorização dos alimentos produzidos no Município.

 

Atualmente, a comercialização é realizada através dos chamados “atravessadores”, que são pessoas que compram os produtos de diversos produtores e participa de uma licitação para vender à Prefeitura. Isso fazia com que os produtos fossem comprados pela Prefeitura por um valor maior.

 

Com a nova lei, os produtores rurais, especialmente da Agricultura Familiar, podem vender seus alimentos através de um chamamento público e já sabem o preço que será pago pela produção, uma vez que será usada a tabela de preços da CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento, o que sairá mais barato para a Administração Municipal.

 

“Quem imaginaria que em 2020 nós enfrentaríamos uma pandemia desse porte e teríamos que interromper as aulas, não só em Botucatu, mas no mundo. As crianças ficaram sem a merenda e a consequência disso é que os produtores rurais que investiram no campo e trabalharam muito, não conseguem escoar a produção. Essa solução engloba definitivamente o escoamento da produção de Botucatu. Um trabalho feito com muita eficiência e que é um marco para os produtores rurais”, destacou o Prefeito Mário Pardini.

 

“A lei visa, de forma urgente, fazer a compra de produtos da agricultura familiar através de edital, dispensando a licitação. Isso favorece ao produtor um meio de comercialização. Teremos produtos disponibilizados para a Educação, Assistência Social e Segurança Alimentar, com qualidade e preços reduzidos, visto que o ‘atravessador’ é eliminado do processo”, salientou Marcelo Leonardo, engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Botucatu.

 

Botucatu tem atualmente cerca de 140 produtores aptos a participarem do edital do PAA. A partir da criação da lei, será formado um Comitê Gestor, que finalizará o edital para o início da comercialização de produtos.

 

“Para nós, produtores rurais, é muito importante você ter a garantia de venda. Além de saber o preço final na comercialização, essa iniciativa fomenta o produtor a ficar no campo e não voltar para a Cidade e ser mais um desempregado. É uma ação de fortalecimento muito importante”, completou Genilson Pohl, Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e presidente da Associação de Produtores Rurais do Bairro Chaparral.

 

Outra vantagem é a redução de perdas com a produção, já que o alimento não precisará ser transportado a centros de comercialização em outras cidades, para depois voltar a Botucatu.

 

“Além disso, também há economia com transporte e a concentração de renda em nosso Município. Ou seja, todos ganham com o PAA, porque conseguimos alimentos frescos, de qualidade e perto de nós”, finalizou Márcio Piedade Vieira, Secretário Municipal do Verde.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Últimas atualizações do Boletim Corona Virus para a região de Botucatu

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) atualiza suas principais informações desta sexta-feira, 11 de setembro: ...