Saída dos EUA da OMS coloca saúde mundial em alerta

Quando o maior apoiador deixa a sala, quem segura as pontas? Com a canetada do Trump que falamos aqui, os Estados Unidos iniciaram o processo de retirada da Organização Mundial da Saúde — o que começou a preocupar a organização e pessoas ligadas ao setor.

O país, que representa 14,5% do orçamento da entidade — foram US$ 481 milhões em 2024 —, decidiu cortar o laço em meio a críticas de que as contribuições são “onerosas e injustas”.

Esse valor corresponde a uma pequena parte dos gastos federais dos EUA, de US$ 6,2 trilhões por ano.

O grande ponto nisso tudo é que a OMS pode ver seus programas vitais em xeque, como o combate à tuberculose e a vigilância de doenças infecciosas.
Sem o financiamento americano, a capacidade de coordenar respostas globais a crises sanitárias será drasticamente reduzida. Sem falar que a decisão do Trump pode influenciar presidentes de outros países, alinhados ideologicamente, a fazer o mesmo.

Com a saída dos americanos, organizações já se mobilizam para aumentar as contribuições privadas em até 50%, prevendo impactos severos. Há quem diga que Pequim pode ampliar sua influência na saúde global, o que levanta questionamentos sobre os rumos da OMS.

 

Fonte: The News

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.