Últimas Notícias

Saúde está atualizando cadastro de usuários do SUS

A Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu está seguindo a orientação do Ministério da Saúde e realizando o recadastramento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Governo Federal, a medida faz parte do Programa Previne Brasil, que visa melhorar a gestão dos recursos para todo o País.

 

Assim, os moradores de Botucatu devem fazer o recadastramento no SUS, em qualquer das Unidades de Saúde do Município, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou nos Pronto Atendimentos Noturnos das 18 às 22 horas.

 

No ato do recadastramento, o munícipe precisa apresentar o CPF, os originais do documento de identificação com foto (RG, CNH ou passaporte), da certidão de nascimento (no caso das crianças) ou de casamento, o número do Cartão SUS (se tiver) e o comprovante de residência atual (no nome do responsável pela residência). Uma só pessoa pode fazer o cadastro de toda a família.

 

Os profissionais estarão nas Salas de Espera das Unidades de Saúde devidamente identificados com crachá e coletarão os dados de cada membro da família.

 

Toda a população deve fazer este cadastro, inclusive quem já tem a carteirinha SUS ou quem utiliza serviços privados de saúde (planos de saúde).

 

A iniciativa tem como objetivo atualizar e ampliar o cadastro dos usuários. O vínculo do cidadão à Equipe de Saúde mais próxima de sua residência permite o planejamento da oferta de serviços no Município e o acompanhamento adequado de cada paciente, além dos atendimentos na rede de Urgência e Emergência e ainda em serviços hospitalares especializados como Centros de Hemodiálise, Unidades de Terapia Intensiva, Hemocentros, etc.

 

“A atenção primária é a porta de entrada do SUS. Neste nível de atenção é possível resolver até 80% dos problemas de saúde das pessoas. O serviço de saúde precisa saber quem são as pessoas para cuidar da prevenção e promoção da saúde, fazer o controle de doenças, melhorar a prescrição dos medicamentos e tratamentos, reduzir internações de emergência, dentre outras ações”, explica o Secretário de Saúde, André Spadaro.

 

 

Repasse de verbas

 

O recadastramento é fundamental para que ocorra o repasse de verbas da União, condição constante do Programa Previne Brasil e que estabelece um novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do SUS.

 

Um dos novos critérios de financiamento do Governo aos municípios leva em consideração o número de pessoas cadastradas nos serviços de Saúde para definir o valor de recursos a ser repassado às secretarias de saúde municipais. Ou seja, quanto mais pacientes acompanhados, mais recursos para os municípios. O objetivo é incluir mais de 50 milhões de brasileiros no SUS, com acompanhamento regular da saúde.

 

Atualmente, cerca de 90 milhões de pessoas estão cadastradas nos serviços da Atenção Primária. A meta, a partir do cadastramento da população, é chegar a cerca de 140 milhões de pacientes vinculados a uma equipe de saúde e, assim, aumentar o número de pessoas acompanhadas, principalmente aquelas que recebem benefícios sociais, crianças e idosos. 

 

A Secretaria Municipal de Saúde, portanto, solicita a colaboração da população botucatuense para que o recadastramento seja efetuado o quanto antes.

 

Mais informações:

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores

Telefone: (14) 3811-1100

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Mesmo com pico de casos, Botucatu não tem pacientes em UTI e bate 100 mil vacinados com 3ª dose

A eficiência da vacinação em massa em Botucatu está sendo comprovada na prática neste momento na Cidade. O município que ...