A Secretária de Turismo de Botucatu, Roberta Sogayar, não realizará a viagem planejada para Portugal, após a denúncia da REDE ALPHA.
A polêmica continua envolvendo a pretensa viagem internacional, uma vez que ainda está sem explicações para a população sobre a necessidade desta viagem. Mas, fato é que a secretária não realizou a viagem e continua em Botucatu.
A pretensão de viagem, divulgada no Diário Oficial do Município, foi alvo de muitas críticas pela população, principalmente pela contratação de pacote de viagem com passagem aérea, translado e estadia em hotel, de no mínimo 3 estrelas, com café da manhã incluso; para a secretária utilizando dinheiro público. E o mais impressionante, sem licitação.
A VIAGEM
No Diário Oficial n°. 2600-A, de 13 de fevereiro de 2025, consta apenas a informação de que a viagem seria para participar de uma “(…) missão técnica com o SEBRAE durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (…)”, com a viagem prevista para ocorrer no período de 08 a 16 de março de 2025.
No entanto, o site oficial do evento (www.btl.fil.pt) relata que o mesmo está sendo realizado apenas de 12 a 16 de março, conforme é possível verificar na foto abaixo.
Isso expõe ainda mais a situação complicada da secretária, pois a solicitação da viagem seria antecipada em 4 dias ao evento oficial. Ou seja, a secretária embarcaria no dia 08 de março e ficaria 4 dias sem compromissos oficiais hospedada em Portugal às custas da prefeitura. Uma vez, que a agenda durante esse período, da secretária, não foi informada.
OPINIÃO DA POPULAÇÃO
A população de Botucatu expressou insatisfação nas ruas e nas redes sociais questionando a necessidade e os objetivos da viagem, especialmente em um momento de crise de saúde pública devido ao aumento dos casos de dengue na cidade; atraso no pagamento dos médicos dos pronto socorros; e às inúmeras obras inacabadas deixadas pelo ex-prefeito Mário Pardini, e que agora estão sendo onerosas para os cofres públicos; afim de serem concluídas, e de fato, entregues para a população.
Muitos cidadãos acreditam que os recursos destinados à viagem poderiam ser melhor utilizados para combater a doença ou concluir estas obras inacabadas.
DESCONTENTAMENTO DOS ATLETAS
Atletas botucatuenses também manifestaram descontentamento, visto que enfrentam dificuldades financeiras para representar a cidade em competições regionais, nacionais e até internacionais. Pois muitis nao recebem apoio da Prefeitura para custear essas viagens; e até mesmo, para a alimentação destes atletas nas competições.
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
O prefeito Fábio Leite declarou situação de emergência em saúde pública em 27 de janeiro de 2025, devido ao surto de dengue, permitindo a dispensa de licitação para aquisições relacionadas ao combate da doença.
No entanto, a viagem da secretária de turismo, Roberta Sogayar, não se enquadra nessa justificativa.
DEBATE SOBRE A DISPENSA DE LICITAÇÃO
A dispensa de licitação para a viagem gerou controvérsias, pois não foi apresentada justificativa clara que relacionasse a viagem aos esforços de combate à dengue ou a outros benefícios concretos que essa viagem traria, de fato, para a população de Botucatu.
QUESTÕES SEM RESPOSTA
A REDE ALPHA procurou a Secretária de Turismo, Roberta Sogayar; a Secretária de Comunicação, Cinthia Al-Lage; bem como, o Prefeito Fábio Leite para esclarecimentos sobre:
1. Qual o motivo para a dispensa de licitação desta viagem?
2. Qual o valor total das despesas que essa viagem traria para os cofres públicos?
3. Quantas pessoas iriam acompanhar a secretária na viagem?
4. Quem seriam essas pessoas que iriam junto com a secretária à Portugal?
5. Quais os benefícios reais desta viagem para a população de Botucatu?
Essas questões foram encaminhadas no dia 24 de fevereiro e até esta data, 13 de março, nenhum deles deu qualquer declaração a respeito do assunto.
CONCLUSÃO
A polêmica em torno da viagem da secretária de Turismo continua, pois a população exige mais transparência e responsabilidade na gestão dos recursos públicos para que outras situações, como essa, não incorram mais dentro do executivo, e também do legislativo municipais.
A situação destaca a necessidade de uma comunicação clara, ética e transparente em relação principalmente ao uso de recursos financeiros da cidade.
Novamente na data de ontem 12 de março, a Secretária de Turismo Roberta Sogayar, foi novamente procurada para dar explicações sobre o caso, porém optou em se manter omissa diante dos questionamentos apresentados.
A Rede Alpha continua acompanhando os desdobramentos deste caso e aguardando um posicionamento das autoridades envolvidas.