Últimas Notícias

Vigilância Ambiental faz remoção de grande enxame de abelhas no Altos do Paraíso

No fim da tarde da última segunda-feira, 22, a Vigilância Ambiental em Saúde de Botucatu foi acionada para verificar um grande enxame de abelhas no bairro Altos do Paraíso, região norte do Município.

Chegando ao local, a equipe constatou que as abelhas estavam inicialmente pousadas em um pequeno arbusto na calçada, comportamento comum dos enxames migratórios.

“Após o morador jogar água nelas, as mesmas ficaram bem alvoroçadas chegando até mesmo a picar uma pessoa. No início da noite as abelhas que já estavam caídas na calçada foram transferidas em segurança para a caixa de captura e levada para o Setor de Apicultura da FMVZ, da Unesp de Botucatu”, afirmou Valdinei Campanucci, Supervisor de Serviços de Saúde Ambiental e Animal.

As abelhas africanizadas têm uma alta capacidade de dividir o enxame e sair em busca de um novo local para se fixar. Durante a procura de um novo abrigo é muito comum um enxame migratório parar para descansar em árvores, beirais de telhado, entre outros, permanecendo por período de 12 a 48 horas antes de seguirem viagem.

Um enxame de abelha nesta situação não tem um território para defender, por isso não tende a ter um comportamento defensivo, sendo muito baixo o risco de acidentes.

A VAS orienta que, alguém que se depare com um enxame de abelhas, mantenha a calma e entre em contato com a Vigilância. Não é aconselhado jogar água, veneno ou atear fogo, pois isso desencadeará um comportamento de defesa das abelhas, que poderão atacar pessoas e animais em um raio de até 300 m².

A Vigilância Ambiental em Saúde atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, através do (14) 3813-5055.  Após horário comercial e finais de semana o plantão da VAS deverá ser acionado através da Guarda Civil Municipal – 199.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Turismo lança Programa “Botucatu Cidade Observadora de Aves” nesta quarta, 22

Nesta quarta-feira, 22, a Secretaria Adjunta de Turismo lança o Programa “Botucatu Cidade Observadora de Aves”. A iniciativa tem como ...