Isenção da conta de luz para idosos acima de 60 anos e pessoas deficientes

A Lei 15.235/2025 inaugurou novo marco de justiça social no setor elétrico brasileiro ao instituir a isenção completa da conta de luz para consumidores de baixa renda que consumam até 80 kWh/mês.
Além de alcançar milhões de famílias, a norma tem forte impacto para idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência, reconhecendo sua condição de vulnerabilidade econômica e energética.
Requisitos legais para concessão da isenção
Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).
Renda familiar compatível com a TSEE ou percepção de BPC/LOAS.
Idosos a partir de 60 anos possuem presunção de vulnerabilidade ( Estatuto do Idoso).
Pessoas com deficiência têm direito independentemente da idade, nos termos da Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015).
Prazo e solicitação
A partir de 1º de janeiro de 2026, o desconto médio de 12% alcançará mais 55 milhões de brasileiros.
A solicitação é realizada:
– nos CRAS,
– nas concessionárias,
– ou por meio dos canais de atendimento do CadÚnico.
Fonte: Tays Rando Advogados

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.