Banco de Leite Humano (BLH), do Hospital das Clínicas de Botucatu precisa de doações

Na manhã desta quinta-feira, (21), o Alpha Notícias recebeu a Médica Dra Simone Manso de Carvalho Pelícia e a Nutricionista Angélica Pereira da Cunha de Almeida, responsáveis pelo Banco de Leite Humano (BLH) da Unesp.

Com a finalidade de manter os estoques estáveis, o Banco de Leite Humano (BLH), pertencente à Gerência Técnica de Nutrição e Dietética (GTND) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) comunica que precisa de doações de leite materno.

Botucatu, é destaque na atuação pela saúde de recém-nascidos prematuros através de seu Banco de Leite Humano. A unidade, localizada no Hospital das Clínicas de Botucatu, e desempenha um papel essencial na alimentação e nutrição adequada desses bebês, que frequentemente enfrentam desafios relacionados ao ganho de peso e fortalecimento do sistema imunológico.

O banco de leite humano de Botucatu é referência não apenas no fornecimento de leite materno para prematuros, mas também no incentivo à doação e no cuidado com as mães doadoras. A equipe é composta por profissionais dedicados, como médicas, enfermeiras, técnicas de enfermagem, nutricionistas e assistentes sociais, que estão prontos para orientar as mães e garantir que todo o processo ocorra de forma segura e eficiente.

Segundo dados do banco de leite, cerca de 70% das doações provêm de mulheres que têm seus bebês internados na unidade de terapia intensiva neonatal. No entanto, a unidade também recebe doações de outras mães da região, inclusive aquelas com filhos mais velhos, que possuem um ritmo de lactação estabelecido.

Para se tornar uma doadora, as mães passam por uma triagem inicial em que são avaliados critérios de saúde, história médica e estilo de vida. Aquelas que são aprovadas recebem um “kit coleta”, e orientações sobre como coletar e armazenar o leite, sempre seguindo as normas estabelecidas pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

O leite doado passa por um rigoroso processo de pasteurização, que garante a eliminação de possíveis patógenos e conserva seus nutrientes essenciais. Em seguida, é distribuído de acordo com a demanda dos neonatos prematuros internados no hospital.

As doações de leite humano são de extrema importância para bebês prematuros, pois auxiliam na proteção contra infecções, prevenção de doenças e promoção do desenvolvimento saudável. O trabalho realizado pelo banco de leite de Botucatu tem sido um aliado fundamental na garantia da saúde desses pequenos guerreiros.

Com o apoio da comunidade e a conscientização sobre a importância da doação de leite materno, o Banco de Leite Humano de Botucatu continua a desempenhar um papel essencial no cuidado e no crescimento desses bebês, oferecendo uma chance maior de sobrevivência e um futuro mais saudável para eles.

Acompanhe a matéria na íntegra através do link

https://fb.watch/nc7pbCPkWI/?mibextid=Nif5oz

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.