Consumo de carne em 2022 foi o menor em 18 anos

Ainda tá rolando churrasco aí? O consumo de carne bovina chegou a, praticamente, 24 kg por habitante em 2022 — o menor nível desde 2004.

Não teve a ver com o campo. Enquanto houve baixa no consumo, a produção teve uma alta de 6,5% no ano passado.

Acontece que esse aumento da oferta não refletiu nos preços internos, uma vez que ela foi destinada, principalmente, às exportações — que aumentaram em quase 24% no ano passado.

Pelo contrário… A carne está ficando mais cara desde 2020, quando o preço médio subiu 18%, impulsionado pela demanda chinesa. Nos anos seguintes, o ritmo das altas diminuiu, mas os preços continuaram crescendo.

🐂 O panorama: Do total de cerca de 8 milhões de toneladas de carne bovina produzidas no país em 2022, 65% foram para o mercado interno, enquanto 35% foram vendidas no exterior.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.