Dezembro Laranja: conheça 3 excelentes frutas que auxiliam na prevenção do câncer de pele

Com início em 2014, o Dezembro Laranja é uma iniciativa desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, um movimento que visa estimular a população na prevenção e no diagnóstico da doença. Além dos exames e cuidados diários, como o uso de protetor solar, a não exposição prolongada ao sol e a ingestão de água, a alimentação também é um fator fundamental na hora de se prevenir contra o câncer de pele.
 
Você já ouviu falar sobre fotoproteção oral? Ela consiste na ingestão de substâncias que diminuem o efeito da radiação solar na pele. E, segundo Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, “peixes gordos, verduras, legumes e frutas em geral, são algumas fontes de alimentos que possuem essas propriedades”. O mamão formosa, a ameixa e o pêssego, por exemplo, são três ótimas opções de frutas para garantir esse e muitos outros benefícios na rotina.
 
• Mamão formosa: é fonte de fibras, betacaroteno, bromelina e vitamina C, auxiliando no bom funcionamento do intestino, oferecendo ação antioxidante e fotoprotetora, e fortalecendo o sistema imunológico.
 
• Ameixa e pêssego: fontes de fibras, magnésio, potássio e antioxidantes, reforçam o sistema imunológico e auxiliam no funcionamento do intestino e na prevenção de doenças cardiovasculares.
 
“Em especial, o mamão e o pêssego possuem betacaroteno, um antioxidante ligado diretamente à redução dos efeitos dos radicais livres na pele”, explica a nutricionista.
 
E para unir mais sabor e saúde na alimentação, de uma forma prática, Renata Guirau também separou três receitas deliciosas com cada uma das frutas. Confira e não deixe de experimentar!
 
 
Crumble de pêssego
 
Base:
8 pêssegos maduros
1 colher de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de manteiga derretida
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de sopa de açúcar demerara
1 colher de chá de essência de baunilha
 
Cobertura:
1/4 de xícara de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar demerara
½  colher de café de canela
½  tablete de manteiga gelada em cubinhos
1 xícara de chá de nozes grosseiramente picadas
 
Preparo: Misture o suco de limão, o açúcar, a manteiga, o amido de milho. Coloque em um refratário. Fatie cada pêssego em 8 partes, com a casca, e acomode as fatias acima da mistura.
Para a cobertura, junte a farinha, a manteiga em cubos, o açúcar e a canela. Misture bem, formando uma farofa. Espalhe por cima dos pêssegos e finalize com as nozes picadas. Asse por cerca de 40 minutos, em forno pré-aquecido, a 200° graus.
 
 
Pão de ameixa com castanhas
 
Ingredientes:
1 xícara de ameixas com casca picadas em cubinhos
1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo
2/3 de xícara de farinha de trigo integral
3 a 4 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
2/3 de xícara de chá de leite desnatado
1/2 xícara de chá de castanhas picadas
 
Preparo: Misture o fermento com 50mL de leite morno e deixe agindo por 10 minutos. Em uma tigela, misture as farinhas, o sal, o bicarbonato e o sal. Adicione em seguida, a ameixa, as castanhas, a manteiga, o leite e o fermento. Mexa bem, até dar o ponto de sovar a massa com as mãos. Em seguida, coloque a massa em um recipiente, cubra com um pano limpo e deixe descansando até dobrar de tamanho. Abra a massa com a ajuda de um rolo, modele no formato que preferir e leve para assar em forno pré-aquecido, a 180° graus, até que os pães fiquem dourados.
 
Sorbet de mamão
4 xícaras de chá de mamão formosa picado
4 colheres de sopa de açúcar demerara
 
Preparo: Congele os pedaços de mamão por pelo menos 3 horas. Coloque os pedaços congelados e o açúcar no processador, na função pulsar. Raspe os acúmulos de polpa nas laterais do processador, para bater todo o conteúdo. Bata até formar uma massa cremosa e uniforme. Leve novamente ao congelador, por mais 1 hora e, depois, bata a massa no processador novamente. Sirva em seguida.

 

 

SOBRE O OBA HORTIFRUTIA rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.A rede já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifruti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR – FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.  Atualmente, a marca possui mais de 60 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti. 

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.