Exposição “Mestres do Ofício de Botucatu” é prorrogada no MuHP

O Museu Histórico e Pedagógico “Francisco Blasi” prorrogou a exposição “Mestres do Ofício de Botucatu”. Em exposição desde 19 de dezembro do ano passado, a mostra é resultado do trabalho de alunos do curso Design Social para Culturas Populares, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa de Oficinas Culturais, e ministrado pela designer Silvia Sasaoka.

Através da sensibilização de seus participantes para explorarem a diversidade sociocultural do município de Botucatu, a exposição mostra novas perspectivas de cidadania ao identificar profissionais anônimos e reconhece o valor cultural e social de seus trabalhos feitos à mão.

O público conhecerá trabalhos originais, artesanais e manufaturados de sete mestres de ofício residentes em Botucatu, que tiveram seu aprendizado a partir de outros mestres ou por autodidatismo. A biografia e os processos de cada mestre são exibidos continuamente em vídeo, e também disponibilizados em um canal na internet criado exclusivamente para o projeto, que pode ser acessado via redes sociais do MuHP Botucatu.

A exposição, de maneira inédita, integra outra exposição vigente no MuHP: o Novembro Negro, com trabalhos artísticos de pessoas negras. O intuito é promover um diálogo entre as diversas manifestações artísticas, culturais e de ofícios que tanto enriquecem a comunidade.

A exposição Mestres de Ofício de Botucatu está à disposição do público de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, até o dia 28 de fevereiro.

A entrada do MuHP é franca e aberta a todos.

Mestres de Ofício

Carlos Alan Lira – artesão e construtor de bambu

Idalino dos Santos – artesão de brinquedos

José Cláudio Lino – músico e luthier de pífanos

Marcos Mendes Maciel – artista-desenhista

Sandra Regina dos Santos – professora de crochê

Thaís Avellar Guerra – professora de rendas

Zeca Godinho – artista-marceneiro

Mais informações:

Museu Histórico e Pedagógico “Francisco Blasi”

Rua General Teles, 1738 – Centro (Espaço Cultural)

Telefone: (14) 3811-1480

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.