Fatec Botucatu conquista primeiro registro de software para o Centro Paula Souza

O professor Geraldo de Nardi Junior, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Botucatu, se debruçou sobre um tema que tira o sono dos criadores de bovinos, bubalinos e equinos. A brucelose é uma doença infectocontagiosa de grande impacto econômico, principalmente na América Latina. “As perdas econômicas anuais na nossa região chegam a cerca de 600 milhões de dólares, o que torna urgente a busca por métodos eficazes de controle da doença”, explica.

Responsável pelas disciplinas de tecnologia da produção animal, defesa sanitária animal e fitossanidade, do curso superior de tecnologia em Agronegócio, Nardi reuniu uma equipe multidisciplinar de pesquisadores para o desenvolvimento do software. O Sistema de Digitalização e Processamento de Informações para o Diagnóstico da Brucelose (Scab) métodos de processamento digital de imagens para analisar e interpretar resultados do exame de triagem.

Capaz de armazenar uma grande quantidade de informações, incluindo resultados de exames, dados do animal e informações sobre estoque de reagentes, o sistema disponibiliza ainda funcionalidades avançadas de gestão de dados e impressão de laudos. “O Scab oferece uma abordagem automatizada e precisa, que identifica a doença com eficácia”, diz.

Registro no INPI

Segundo o professor, além de benefícios econômicos, a ferramenta tem um papel importante no controle e erradicação da doença, contribuindo para fortalecer o agronegócio nacional e proteger a saúde pública. Essas qualidades renderam ao Scab o registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o primeiro de um software para o Centro Paula Souza (CPS). O atestado salvaguarda os resultados da pesquisa e traz relevância para o CPS como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT). “O registro reforça a posição da instituição como um polo de inovação e conhecimento, incentivando parcerias com o setor privado e investimentos em pesquisa e transferência de tecnologia para a sociedade”, ressalta.

Trabalho em equipe

Para que o registro pudesse ser feito, o professor Geraldo de Nardi Junior reforça a participação dos colegas de Fatec Botucatu: Carlos Roberto Pereira Padovani, Osvaldo Cesar Pinheiro de Almeida e Renato Luiz Gambarato, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ele destaca ainda a participação de jovens recém-formados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, José Rafael Franco e Marcus Vinícius Contes Calça; bem como profissionais da área jurídica que apoiaram o processo, Felipe Furtado da Silva e Rodrigo Martins Naves.

Nardi atua no Regime de Jornada Integral (RJI) em que o docente dedica 40 horas semanais à pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.