Inovação é tema da última reunião do Conselho de Turismo do Estado de São Paulo

A sexta reunião do ano do Conselho de Turismo do Estado de São Paulo (Conturesp) aconteceu na manhã desta terça-feira (13), nas dependências do Novotel Jaraguá Convention, na capital paulista, reunindo a iniciativa pública e privada com foco no desenvolvimento da atividade turística paulista.

De início, Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e presidente do Conturesp teceu algumas considerações sobre o setor, dizendo que é preciso aproveitar a expertise e a liderança técnica do conselho para que o turismo seja cada vez melhor.

Pela importância da composição do Conturesp – 10 secretarias estaduais, 31 entidades efetivas do setor privado e 17 entidades convidadas, Lucena destacou que o órgão representa uma voz importante diante da atividade turística. “Pela transversalidade do tema, é certo que precisamos das ações dos dois lados: o público e o privado e também queremos que estes encontros contem com a eficiência da Comissão de Turismo da ALESP, presidida pelo deputado Paulo Corrêa Jr. que deve contribuir sobre as atividades e as políticas públicas voltadas à área, incluindo a classificação de novos Municípios de Interesse Turístico”, disse o Secretário.

Já o secretário-executivo do Conselho, Armando de Campos Mello, informou que faz dez anos que o Conturesp efetuou a última reavaliação de suas propostas. “Agora vamos propor uma sistemática nova, como consultivo, a presidência é do secretário Lucena e, juntos, construiremos a pauta a ser discutida nas reuniões. Este reestudo deve ser feito em virtude dos processos comerciais, negociais e das novas tecnologias de comunicação. Na verdade, trata-se de um reposicionamento das tarefas que o conselho realiza usando a experiência dos seus integrantes e das entidades que eles representam para o desenvolvimento do turismo no Estado de São Paulo”.

O secretário destacou ainda a importância de uma constante promoção turística, “tanto em nível nacional como internacional, em feiras e eventos para exibir nossos excelentes e diversificados atrativos. Já estamos preparando um calendário que contempla Portugal, Itália, Espanha, Estados Unidos e América do Sul, além do próprio Brasil. E nos próximos 90 dias entregaremos ao Governador Tarcísio de Freitas um Programa de Desenvolvimento que abrange o Turismo Náutico, o Turismo Rural e o Turismo Ferroviário, além do Religioso. Esta é uma janela de oportunidades, e já estamos com um desafio, pois precisamos pensar em um planejamento 20/40”, complementou.

Os conselheiros ficaram atentos, antes do encerramento, a três palestras ministradas: Reflexões sobre a Formação e Educação Formal em Turismo, do professor Alexandre Panosso Netto; Profissional do Turismo, do professor José Veríssimo; e Informação sobre Empreendimentos, da consultora Ana Biselli.

A reunião também contou com a participação da secretária executiva da Setur-SP, Luciane Leite, da coordenadora de Turismo da Setur-SP, Ana Clemente e do presidente da ABIH-SP, Ricardo Roman Jr.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.