Um segundo grande incêndio em mato ocorrido em Bauru em três dias chamou a atenção de moradores e motoristas pela dimensão e altura das chamas, desta vez na noite deste domingo (16), em área de criação de gado no quilômetro 1 da avenida Nações Norte. O local fica próximo da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), a Bauru-Marília. O fogo também resultou em muita fumaça próxima da pista e dispersão de fuligem.
Na última sexta-feira (14), conforme o JC noticiou, o Corpo de Bombeiros atuou no combate a outro incêndio em vegetação que se alastrou por um canavial e uma plantação de eucaliptos, na região do trevo da Eny, em Bauru. O fogo gerou uma nuvem de fumaça escura que pôde ser vista de vários pontos da cidade, além de muita fuligem que incomodou a população.
Conforme o JCNET mostrou em reportagens anteriores, a crescente onda de fogo em mato nessa época do ano gera concentração de esforços dos bombeiros e prejuízos. É o que a corporação chama de ‘demandas criadas’, aquelas causadas direta ou indiretamente pelo homem. Elas geralmente acontecem quando pessoas querem ‘limpar’ alguma área ou terreno com fogo e não conseguem controlar as chamas que se espalham, já que o mato e o ar ficam muito secos nesta época do ano. Ou, então, atiram bitucas de cigarro perto da vegetação.
Por conta de tudo isso, o Corpo de Bombeiros sempre reforça que atear fogo em mato é crime e, se o autor for flagrado, pode ser multado e até mesmo preso.
Grande parte da extensa área de mata, seca e alta, virou cinzas
Fonte: JCNET
Foto: Divulgação