Pato Comunicação realiza mesa redonda sobre a inserção de pessoas trans no mercado de trabalho

No último sábado, 25 de junho, foi realizada a primeira mesa redonda Pato Comunicação, agência de marketing de Botucatu que trouxe em pauta o tema: “Atitude que transforma: desafios para a presença de pessoas trans no mercado de trabalho”.

O evento ocorreu na Vital Be Together, patrocinadora do evento juntamente com a Barbearia Nova Ordem. As empresas que participaram receberam convites diretos da Pato Comunicação. Desse modo, estavam presentes: Donizete Lima – advogado da pasta de diversidade OAB de Botucatu, Viviane Amorim – Promotora Legal Popular, Rafaela Oliveira e Michele Caroline – da Agência Marollie, Tiago de Oliveira – diretor, produtor e idealizador do canal Razões para Sonhar, Otávio Stevanini – Nova Ordem Botucatu e os membros da Pato Comunicação: Rafael Paes, Isabela Camargo e Rafael Silva.

Criada em Botucatu há 2 anos, a agência trabalha ao longo do ano com campanhas de sua agenda social, tratando de temas como o feminismo, a luta da comunidade LGBTQIA+ e da comunidade negra. No chamado “mês do orgulho”, a Pato deu enfoque à temática das pessoas trans.

“Queremos fazer mais do que um post comemorativo nas redes sociais em datas importantes no calendário. Neste ano, já fizemos ações para o Dia Internacional da Mulher e agora, queremos expandir o debate sobre o Dia do Orgulho LGBTQIA+. Buscamos, principalmente, debater soluções para a violência no ambiente de trabalho, falando diretamente com as marcas”, explicou Rafael Paes, diretor da Pato Comunicação.

Além disso, Rafael destacou que a temática escolhida para a mesa redonda foi devido à grande marginalização que esse público sofre e que o intuito é ampliar cada vez mais a conscientização sobre o tema.

“No sábado, alinhamos as ideias, e cada pessoa colaborou um pouco sobre a percepção a respeito do assunto. Visamos dar continuidade ao tema além da data comemorativa, e buscar aos poucos a realização de ações a nível municipal para engajar mais empresas na luta contra o preconceito, mudando a realidade para quem mais sofre com esse cenário”, ressaltou Rafael Paes.

A Pato Comunicação não visa nenhum tipo de lucro ou vinculo social com as empresas, mas deseja dar visibilidade para as causas sociais e oferecer voz para aqueles que não podem ser ouvidos.

“É utopia pensar que a partir de uma reunião de sábado a tarde, daqui um ano a realidade será outra. Ainda temos muita luta pela frente e esse cenário demora muito para mudar, porém, é possível”, finalizou.

Sobre as pessoas Trans no mercado de trabalho

De acordo com informações do Portal Consultor Jurídico sobre práticas trabalhistas, as empresas ainda possuem muitas dúvidas a respeito da contratação de pessoas trans, e conforme o relatório elaborado pela Associação Nacional de Travestis e Transsexuais, também divulgado via Portal, 88% das pessoas entrevistadas acreditam que as sociedades empresárias não estão prontas seja para a contratação ou a manutenção de pessoas trans no quadro de colaboradores.

O tema precisa ganhar cada vez mais força, já que 20% da população Trans não tem emprego formal e 56,2% sofrem com insegurança alimentar.

(Caracteriza-se por Trans: as pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi atribuído ao nascer)

Sobre Fernando Bruder

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