Reabertura do Parque Natural Municipal Cachoeira da Marta será nesta quinta-feira, 16

Botucatuenses e turistas poderão novamente usufruir de um dos mais belos pontos turísticos do Município: a Cachoeira da Marta. No dia 16 de dezembro será realizada a reinauguração do Parque Natural Municipal Cachoeira da Marta.

O local, que teve suas obras iniciadas em agosto de 2018, conta com todas as medidas de segurança executadas e testadas.

A trilha que leva diretamente à cachoeira foi produzida com piso intertravado em seu início, e com madeira no trajeto de chegada à piscina natural formada pela cachoeira. Ao todo são 500 metros de descida/subida, com altimetria de 23 metros; é cercada por corrimãos de madeira para garantir a segurança de turistas, e também possui banco para descanso. Placas também foram instaladas para orientação aos visitantes.

O Parque da Cachoeira da Marta também conta com um estacionamento próprio para a utilização dos visitantes. São aproximadamente 30 vagas para carros e motos.

Por se tratar de uma UC (Unidade de Conservação Integral) foram feitos estudos como o de capacidade de carga, que estipula quantos visitantes o parque pode receber de modo sustentável.  Nesse estudo, foi estimado que 250 pessoas podem visitar a cachoeira por dia.

O horário de visitação do parque será das 9 às 17 horas, com entrada permitida até às 16 horas.

Pensando na preservação da Cachoeira e das trilhas, bem como no lazer da população, a Prefeitura está implantando um voucher gratuito para a visitação, que nos primeiros meses funcionará em modo teste, orientando os turistas e visitantes e realizando um cadastro prévio para o ingresso ao parque. Esse voucher está disponível no site da prefeitura e também na recepção do parque, podem ser acessado pelo link http://189.1.152.34:8080/calendar/index.php .

Da mesma forma, foram instituídas normas para a visitação do Parque, que serão fiscalizadas pelos profissionais da Secretaria de Educação e Secretaria do Verde, que atuarão no local em todos os dias de funcionamento. Dentre as principais normas estão a proibição do consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e afins; consumo de alimentos no percurso da trilha; uso de qualquer tipo de aparelho sonoro; entrada de animais domésticos; e uso de churrasqueiras. Em toda a extensão do Parque será obrigatório o uso de máscara e tráfego de pessoas somente pelas trilhas, seguindo as placas de sinalização e advertência.

O Parque receberá a visita constante do Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal.

Mais informações

Secretaria Municipal do Verde

Rua Lourenço Carmello, 180 – Jardim Paraiso

Telefone: (14)3811-1533

Parque Natural Municipal Cachoeira da Marta

Avenida Cachoeira da Marta, s/n – Bairro Recanto da Amizade

Telefone: (14) 3811-1518

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.