É do Grupo Phênix Transportes, o imóvel que será alugado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico

A Prefeitura de Botucatu autorizou o aluguel do imóvel localizado na Rua Coronel Fonseca, 143.
Este imóvel pertence a Empresa Magia Transportes de Cargas e Serviços Ltda., CNPJ 29.404.579/0001-30 que pertence às filhas do empresário Geraldo Batista da Silva, o Geraldinho da Aquário e da Transportadora Phênix. A mesma transportadora conhecida pelos caminhões dos desfiles de Natal na cidade e pelas carretas que fizeram arrecadação de donativos para o Rio Grande do Sul.

RELEMBRE O CASO DOS DONATIVOS QUE NÃO CHEGARAM AO RIO GRANDE DO SUL

Conforme matéria publicada pelo Portal Alpha Notícias, em 16 de agosto de 2024, (https://www.alphanoticias.com.br/parte-dos-donativos-arrecadados-para-o-rio-grande-do-sul-ainda-estao-em-botucatu/), os donativos feitos pela população de Botucatu, em maio de 2024 e que foram arrecadados pelas carretas da Transportadora Phênix, na praça da Catedral, objetivando às vítimas das enchentes do RS, nem todos chegaram ao seus destino.

Na época, a equipe de Jornalismo da Rede Alpha recebeu a denúncia de que grande parte dessas doações haviam sido guardadas no antigo depósito da CEAGESP, no bairro Rubião Júnior e que atualmente é ocupado pela Transportadora Phênix, até o mês de agosto do mesmo ano e que nunca chegaram ao seu destino.

A equipe de Jornalismo da Rede Alpha conseguiu imagens do local com várias áreas do galpão repletas de grande quantidade de sacos de ráfia, de grandes proporções, conforme foto publicada pelo Portal Alpha Notícias.

Muitos comentários, nas redes sociais, demonstraram que as pessoas acreditavam ter feito as doações para ajudar as vítimas das enchentes, no estado gaúcho.

Além disso, funcionários da Secretaria de Ação Social estavam envolvidos na distribuição desses donativos para entidades e organizações sociais sem fins lucrativos. A secretária a época, que é a mesma secretária atual de Ação Social, Rosemary Pinton, inclusive enviou às entidades um formulário do Google Forms para que as entidades beneficiadas pudessem escolher a quantidade de donativos que iriam receber, entre as opções, o formulário apresentava como alternativas:

* meio caminhão,
* um caminhão ou
* dois caminhões.

Questionada pela Rede Alpha, a secretária Rosemary justificou que as doações não foram para o Rio Grande do Sul, por que o governador daquele estado havia recusado o envio das doações.
Tal justificativa foi refutada, pela Rede Alpha ao apresentar entrevista do Governador Eduardo Leite feita ao Jornal Valor Econômico, importante órgão de imprensa da capital paulista no dia 15 de maio, pronunciou-se de que estaria ele não estaria recusando doações do Brasil e nem do exterior ao seu Estado.

Além disso, em nenhum dos canais oficiais da prefeitura e nem da transportadora, houve qualquer divulgação e satisfação à população de que essas doações haviam sido armazenadas no galpão da Transportadora Phênix, na antiga CEAGESP.

Além dessas questões, a população ficou estarrecida ao saber que as doações eram compostas principalmente por roupas e cobertores, e que foram entregues às entidades filantrópicas de Botucatu, apenas em agosto; ou seja, no final da estação do inverno na qual a cidade sempre é acometida por baixas temperaturas. Outra situação que causou muitos questionamentos é que, nesse período, estavam iniciando as campanhas para as eleições municipais de 2024, o que esse tipo de doação, é irregular.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é proibido a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios pela prefeitura a qualquer pessoa ou entidade durante o ano eleitoral, exceto em casos específicos, como em situações de feitas em casos de calamidade pública, estado de emergência ou programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior. O que não eram o caso, naquela época.

O CASO DO ALUGUEL DA PHÊNIX

Agora, a polêmica envolvendo o grupo Phênix e a Prefeitura de Botucatu é o aluguel do prédio pertencente ao grupo empresarial, sem justificativa convincente da sua real necessidade e sem licitação.

Tal decisão vem gerando forte repercussão política e social nas últimas semanas e impactando a reputação dos envolvidos.

O secretário municipal Desenvolvimento Econômico, Luís Bravim, autorizou a locação desse imóvel, conforme o Diário Oficial no. 2675A, publicado em 09 de junho de 2025,
com custo de R$ 121.380,00 para abrigar a, recém criada, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, bem como os seguintes serviços i corporados à esta secretaria, que são: o Banco do Povo, o PAT, o Sebrae Aqui, a Sala do Empreendedor, o SPPREV e o PROCON.

Além de ser um imóvel de empresários ligados à administração pública atual, outro detalhe que chama atenção é que todos esses serviços públicos, já estão funcionando no Mercado Municipal e na Estação Rodoviária da cidade. Ambos possuem várias vagas de estacionamento, acessibilidade, a população já está habituada a procurar estes locais, além de serem imóveis de propriedade da Prefeitura. Ou seja, não demandam pagamentos de aluguéis.

Outra questão, é que não há nenhuma restrição na continuidade do funcionamento, desses serviços, onde já estão instalados.

Não há nenhuma reforma prevista para esses imóveis públicos, que necessitaria retirar os serviços desses locais.

Além disso, vem causando desconforto na população, o fato do imóvel alugado abrigar, no mesmo espaço, uma imobiliária privada, a Phênix Imóveis, pertencente ao mesmo grupo empresarial.

A utilização compartilhada do prédio entre uma atividade comercial privada e serviços públicos, levanta questionamentos sobre:

* a destinação correta dos recursos públicos;
* a segurança de dados dos munícipes e documentos oficiais;
* e possíveis conflitos de interesses.

Além do aluguel, há ainda que considerar outro custo relevante; o prédio do Grupo Phênix necessitará de uma série de adaptações para receber os serviços públicos; conforme exposto pelo próprio prefeito Fábio Leite, em uma entrevista concedida a uma emissora de rádio da cidade, na semana passada.

 

Portanto, será necessário realizar obras de infraestrutura, incluindo adequações em telefonia, internet, rede elétrica e sistema de iluminação. Bem como, teria custos com publicidade para a divulgação do novo local e sinalização das vias, o que pode gerar mais um custo alto aos cofres públicos e ainda não detalhados pela Prefeitura.

O QUE DIZ A POPULAÇÃO

“Eu utilizo bastante os serviços do PAT, uma vez que me encontro desempregado, e nunca tive problemas para ter acesso ao local, nem dificuldades para estacionar”, informou Fabiano Amorim, municípe de Botucatu.

Outra moradora, que pediu para não ter seu nome divulgado, acrescentou que ela tem ido procurar o Procon pela 4a vez, este mês, e que nunca está aberto. “O problema não é o local, é a falta de funcionários. Mas como pode isso, se o prefeito contratou vários assessores?”, desabafou a moradora.

O dinheiro não poderia ser usado para a reforma de prédios públicos sem manutenção, como os iglus na Avenida Dom Lúcio, e até mesmo do Teatro Municipal?”, indagou Joilson Freitas, morador da Vila São Lúcio.

Por que o prefeito não põe então esses serviços, em imóveis da prefeitura, que estão fechados, como o antigo terminal do Para Todos; ou nas salas, ainda vazias, do novo terminal; ou até mesmo, na Rodoviária que tem várias salas ociosas?” , questiona César André, morador do Centro.

O QUE DIZEM OS VEREADORES

Parlamentares da Câmara Municipal, após a publicação da matéria do ALPHA NOTÍCIAS, também têm criticado a necessidade da locação e o gasto de dinheiro público sem justificativa plausível.

Na última sessão da Câmara Municipal, o Vereador Mário Ielo, comparou que o gasto mensal com esse aluguel é equivalente ao salário de um secretário municipal ou praticamente ao pagamento de dois vereadores.

Considerando um cenário de constante discurso de contenção de despesas, por parte do Executivo, a decisão parece destoar da política de “aluguel zero” que a Prefeitura vinha adotando nos últimos anos”, argumentou o vereador.

Outro vereador que se manifestou a respeito da questão foi o Vereador Welinton Japa que fez uma argumentação defendendo o gasto com esse imóvel, alegando que seriam incorporados vários serviços públicos em um único imóvel e que o local conta com 6 vagas de estacionamento.

O QUE DIZ A PREFEITURA

A reportagem tentou contato com Luís Fernando Nicolosi Bravin – Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Botucatu; com Cinthia Al Lage, Secretária Municipal de Comunicação; e com o Prefeito Fábio Leite para falarem sobre o assunto, porém não deram qualquer declaração, até fechamento desta matéria.

SERVIÇOS MAIS EMERGENCIAIS SEM ESTRUTURA NO MUNICÍPIO

O caso levanta questionamentos sobre os critérios de escolha do imóvel, os custos totais envolvidos na operação e a falta de alternativas mais econômicas.

Enquanto isso, a população de Botucatu acompanha com atenção o desenrolar desse caso.

Muitos moradores expressaram insatisfação nas redes sociais, apontando o contraste entre a nova despesa com aluguel e a situação de outros setores municipais que enfrentam dificuldades por falta de recursos, como:

* o recente reajuste salarial deficitário dos servidores públicos;
* a deficiência do transporte público como a melhoria da frota, abertura de linhas para bairros mais periféricos, até a falta de coberturas nas paradas de ônibus;
* a falta de reforma de vários postos de saúde com estrutura defasada;
* a falta de contratação de equipes para a educação inclusiva nas escolas municipais;
* ausência de quadras esportivas em escolas recém-inauguradas;
* a estrutura deficiente do Centro Poliesportivo do INCA, recém criticado por uma equipe de handebol de São Manuel que chegou a ameaçar suspender o torneio em Botucatu devido às condições precárias dos banheiros e vestiários;
* a falta de manutenção e reforma do Centro de Reabilitação da AFRAPE;
* a conclusão da obra do Centro para idosos no bairro Itamarati;
* Reforma de Centro Cultural (iglus) na Av Dom Lúcio;
* Reforma de Teatro Municipal e tantos outros locais que necessitam de investimentos emergenciais e que continuam sem previsão de melhorias.

ACOMPANHAMENTO DO CASO

A equipe de Jornalismo da Rede Alpha continuará acompanhando os desdobramentos de mais este caso e fazendo as atualizações em novas reportagens.

Além disso, permanece a disposição para que as autoridades envolvidas se manifestem e dêem as explicações necessárias à população.

Sobre Fernando Bruder

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