Dois dias após a denúncia publicada no A Voz do Vale sobre um grave vazamento de esgoto no Horto Florestal de Avaré, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) concluiu a troca da tubulação danificada na sexta-feira (10).
Imagens e um vídeo divulgados pelo jornal demonstravam a gravidade da situação: a antiga tubulação, repleta de rachaduras e buracos, liberava grande quantidade de esgoto em uma área de mata, contaminando um riacho que deságua diretamente no lago do Horto Florestal. A fauna e a flora local estavam em risco iminente.
Diante da situação, a Sabesp agiu para solucionar o problema, substituindo a tubulação antiga por uma nova de PVC. No entanto, a companhia não se manifestou para explicar as causas do vazamento e as medidas que serão tomadas para evitar que incidentes semelhantes ocorram no futuro.
O caso também foi encaminhado à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), mas a agência ainda não se posicionou oficialmente sobre a ocorrência. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que comunicará a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) sobre o vazamento.
Fonte: A Voz do Vale
Foto: Reprodução