Crônica: Males do passado, “Ele saiu da pobreza, mas a pobreza não saiu dele.”

“Ele saiu da pobreza, mas a pobreza não saiu dele.” Você já deve ter ouvido essa frase, não é? É muito comum. Ou é uma crítica ou, simplesmente, uma brincadeira. Refere-se a uma pessoa que melhorou seu padrão de vida, mas não consegue curtir essa mudança.

Continua com os mesmos hábitos de antes, sem usufruir de sua nova condição. Pode comer uma carne melhor, mas compra a pior e mais barata. Pode ter uma roupa melhor, mas continua vestindo os mesmos trapos da pobreza. E tenta convencer a si mesmo e aos outros de que se sente feliz com isso. Só que ninguém pode sentir-se feliz roendo o osso, quando pode saborear um filé.

Num sentido figurado, essa frase também pode ser aplicada. São pessoas que se apegam demais a coisas do passado, que não deveriam ter mais importância alguma, mas que estão lá corroendo a cabeça do indivíduo. E o cara não quer aceitar que aquilo lhe é prejudicial.

E para justificar, ainda diz que não muda de opinião, como se isso fosse uma virtude e não um defeito. Mania essa de dizer que é homem, pois não muda de opinião. Se aparecer uma opinião melhor, será uma virtude mudar, não um defeito. Enfim, essas coisas do passado, sem importância alguma, continuam interferindo na felicidade de certas pessoas.

Embora essa não seja uma crônica sobre política, vou dar um exemplo desse campo de atividades. O atual presidente venceu as eleições, está no poder e é a maior autoridade do Brasil.

O ex-presidente tentou a reeleição, mas foi derrotado. Não bastasse isso, teve cassados os seus direitos políticos por oito anos. Ou seja, por oito anos não terá o direito de pleitear nem cargo de vereador no menor município do Piauí. E o que está acontecendo?

O atual presidente não desapega do presidente anterior. Vai falar de construção de casas populares, faz críticas ao antigo presidente. Vai discursar na China sobre aquecimento global, desce o pau no ex-presidente. Vai falar sobre a derrota do Brasil no campeonato mundial de futebol feminino, e quem é a personagem principal do discurso?

O ex-presidente. Ou seja, o atual presidente  conseguiu se livrar de um calo que o incomodava, mas continua se lembrando das dores que não deveriam existir mais. E o que resulta disso? Ódio, mau humor, raiva, incômodo e um monte de outras coisas ruins.

Para que serve isso a um presidente da república? Isso vai ajudar o Brasil de alguma maneira? Claro que não. Ele consegue se livrar do incômodo, mas continua se incomodando, como se não tivesse se livrado de nada.A vida não é tão complexa como algumas pessoas querem que seja. Mas é preciso que a gente aprenda a encontrar a simplicidade das coisas.

É nessas coisas simples que estão as grandes verdades. Muitas vezes, as pessoas procuram complicar, para esconder verdades indesejáveis. Queiramos ou não, o bem e o mal sempre existirão. A escolha é nossa. A alegria e a tristeza sempre existirão. A escolha é nossa. Se escolhermos viver os problemas do passado, não teremos tempo de aproveitar as soluções do presente.

Estou na idade de me livrar dos problemas do passado, para que não continuem problemas no presente. Assim, tenho mais tempo e forças para encontrar a felicidade nas coisas que me pertencem ou me rodeiam. Os outros que construam o que desejarem, mas, por favor, sem me prejudicar. Depois de tantas lutas, mereço um pouco de paz.

Bahige Fadel

Imagem Ilustrativa

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.