Últimas Notícias

O impacto das aplicações do aço para o desenvolvimento da economia brasileira

Quando se fala em aço, é comum pensar em grandes obras, como a construção de navios, sistemas ferroviários, infraestruturas em rodovias, aeroportos e hospitais. Entretanto, a realidade é que as aplicações do aço estão muito mais presentes na rotina das pessoas do que imaginamos. Diante disto, o metal desempenha um papel fundamental ao fornecer soluções para praticamente todos os setores da economia brasileira.

Como consequência da relevância do material para os diversos setores econômicos e industriais, a produção brasileira de aço tem demonstrado importante crescimento. Segundo o Instituto Aço Brasil, a produção do aço, em março, registrou um aumento bruto de 2,9 Mt, o que representa 10,1% de crescimento em relação ao mês anterior. Já as vendas internas do material aumentaram em 20,2% se comparadas a fevereiro, chegando a 1,8 Mt.

Estes dados demonstram que, mesmo que haja mudanças nos processos produtivos e outros materiais entrem em cena ao longo dos anos, o aço apresenta vantagens que o tornam um produto robusto para o mercado de metais. Para que se entenda, o material em si é dúctil, com sustentação mecânica, moldável e detém uma flexibilidade que não inviabiliza a sua resistência. Desta forma, torna-se um produto difícil de ser batido em termos de processos produtivos.

Aplicações do aço em utensílios utilizados no dia a dia

Diante da versatilidade apresentada pelo aço, algumas aplicações do metal passam despercebidas nas atividades diárias, mas estão presentes em diversos lugares como em colchões fabricados com molas de arame, cintos, relógios, bijuterias feitas com fivelas de arames. Além de grande parte dos utensílios domésticos, como geladeiras, fogões, maquinas de lavar e secadoras de louças.

Vale destacar que é possível identificar setores específicos que se diferenciam pelo alto consumo do metal, como o da construção civil. No Brasil, a técnica mais utilizada é a de concreto armado, em que o vergalhão é utilizado como um dos principais materiais para o processo de construção.

Nesse sentido, outro segmento de destaque no consumo do metal é o de logística, uma vez que os principais meios de transporte, como navios, trens e caminhões, são todos feitos de aço, o que contribui para o desenvolvimento dos setores, não apenas logístico, mas também em toda cadeia industrial.

O impacto da guerra na indústria do aço

Devido ao cenário de incertezas ocasionado pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o setor do aço registrou forte aumento no preço do material, principalmente, no mercado internacional. Estes aumentos foram ocasionados, especialmente, pelo fechamento de siderúrgicas e minas de minério de ferro na Ucrânia, pela redução da disponibilidade de energia elétrica destinada à fabricação do metal em países europeus, bem como pela insegurança por parte dos armadores em enviar navios para portos próximos às regiões de conflito.

Diante disso, nota-se que com a redução da oferta do aço, principalmente os semiacabados, para os países ocidentais, abriu-se uma oportunidade para o aumento do mercado brasileiro. Consequentemente, muitas siderúrgicas do país aumentaram seus preços com base na demanda do mercado externo.

Desta forma, fica nítido que o setor, assim como outros, enfrenta desafios no atual contexto de mercado. No entanto, a relevância do metal perante a indústria, como um dos principais componentes do processo produtivo de diversos segmentos, o torna indispensável para determinados setores e fundamental para o desenvolvimento econômico do país.

 

Christian Speyer, é gerente de marketing da Morlan, metalúrgica brasileira com forte atuação nos mercados de agropecuária, construção civil e industrial.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Sessão ordinária da Câmara Municipal de 15 de agosto tem três projetos em pauta

A sessão ordinária de 15 de agosto na Câmara de Botucatu conta com três projetos em pauta. Os vereadores devem ...