Estudo sobre biomarcadores na pré-eclâmpsia ganha destaque em publicação da principal agência de fomento à pesquisa científica no Brasil.
A professora Valéria Cristina Sandrim, docente do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp – Câmpus de Botucatu, teve sua pesquisa sobre biomarcadores associados à gravidade da pré-eclâmpsia destacada pela Agência FAPESP, reconhecida por divulgar avanços científicos de relevância nacional.
Ao lado de pesquisadores de diferentes universidades, o estudo partiu de informações teóricas e práticas, que foram divulgadas por meio do artigo: “Perfil metabólico plasmático revela sinais de saúde materna durante hipertensão gestacional e pré-eclâmpsia sem e com características graves”, O estudo analisou amostras de sangue de 173 gestantes, identificando padrões de compostos que podem indicar a gravidade de quadros de hipertensão gestacional e pré-eclâmpsia. Os achados ampliam o entendimento da doença e podem fornecer pistas sobre como ocorre o dano a órgãos como rins, fígado, pulmões e cérebro.
De acordo com a docente, essa é a primeira vez em que a pesquisadora tem um artigo publicado nos canais de comunicação da Agência FAPESP. “É muito gratificante ver o estudo de nosso grupo sendo destacado. Essa visibilidade amplia o alcance do nosso trabalho e fortalece sua importância, não apenas para o meio científico, mas para toda a comunidade”, finalizou.
A leitura sobre o assunto divulgado, pode ser lida através do site oficial da FAPESP:
https://agencia.fapesp.br/padrao-de-compostos-no-sangue-pode-indicar-gravidade-de-quadros-de-hipertensao-gestacional-e-pre-eclampsia/54594
Um pouco sobre a Agência FAPESP
A Agência FAPESP é o canal oficial de divulgação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), uma das principais instituições de fomento à pesquisa no Brasil. A agência tem como missão disseminar informações sobre avanços científicos e tecnológicos, promovendo a integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade.
A Agência FAPESP transforma descobertas acadêmicas em conteúdo acessível e confiável, ampliando o alcance do conhecimento científico, valorizando o trabalho dos pesquisadores e contribuindo para a formação de uma população mais informada e consciente.