SARAD registra mais de 400 internações nos primeiros sete meses de 2024

O Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD), unidade vinculada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB), realizou mais de 400 internações em 2024, entre janeiro e julho. Ao todo, foram 414.

As internações acontecem de forma voluntária (80%), involuntária (8%) – com critérios clínicos e indicação médica – e compulsória (10%) – por determinação judicial.

Das 414 internações registradas nos primeiros sete meses deste ano, 339 foram homens (82%), 75 mulheres (18%), sendo nove gestantes. Entre os adolescentes internados no período, quatro são homens e 11 são mulheres, destas cinco estavam gestantes.

De acordo com a Diretora Executiva do SARAD, Nilza Martins Ravazoli Brito, o serviço é uma clínica para desintoxicação aguda, portanto o tratamento proporciona estabilização, melhora do estado clínico e neuropsíquico. O local também oferece atendimento psicossocial e articula com outros equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial e a família a continuidade do tratamento.

No período de internação no SARAD, os pacientes podem receber visitas diariamente até três vezes por dia. Há ainda a possibilidade de fazer até três ligações telefônicas por semana para os familiares.

A equipe é composta por médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem, psicólogo, terapeuta ocupacional, professor de educação física e assistente social.

Atualmente, o SARAD possui 40 leitos, sendo 90% ocupados. A infraestrutura inclui salas de acolhimento, atendimentos individuais, atividades terapêuticas, quadra de esporte, área de jogos e lazer, piscina, área para plantio de horta, anfiteatro e área administrativa.

Sobre Régis Vallée

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.