Últimas Notícias

Conselhos para quem busca o primeiro apartamento em Campinas

Ter o seu primeiro imóvel é sempre uma grande realização para qualquer pessoa. Mas cuidado e atenção sempre fazem muito bem para que nenhuma decisão seja tomada sem o cálculo devido. Afinal, “o seguro morreu de velho”, não é mesmo? Hoje você vai ver o guia completo de conselhos e dicas para quem está em busca do primeiro apartamento em Campinas.

Alguns pontos são cruciais para ter a melhor experiência possível e conseguir um bom investimento. Com consciência, planejamento e perspicácia, é possível analisar a negociação como um todo e a longo prazo para garantir que foi uma boa compra. Veja conosco:

Controle financeiro em primeiro lugar

Para começar, qualquer investimento tão grande quanto o da compra de um imóvel requer primeiramente um bom nível de planejamento. Quanto a isso, nada melhor do que começar pelo controle financeiro. Ou seja, coloque no papel todos os seus gastos e suas rendas mensais.

Assim, você pode visualizar quais são as entradas financeiras que você tem e pode ter a curto, a médio e a longo prazo, além de poder cortar despesas desnecessárias. Apenas a partir disso, fica interessante a decisão de qual é a melhor forma de fazer a aquisição e se um financiamento é uma possibilidade.

Quite qualquer débito

Esse conselho vai em especial para quem vai adotar o financiamento como forma de compra do primeiro apartamento. O nome sujo nos programas de proteção de crédito (SPC e Serasa) impossibilita a liberação da verba em programas que financiam imóvel.

Pesquise valores

A compra de um imóvel requer uma boa reserva de economias. Não apenas para a entrada do financiamento ou, até mesmo, para o valor da compra. As taxas de transação também contam e acabam fazendo parte do pacote.

Procure o melhor financiamento

Bancos estatais costumam ter as melhores taxas de juros por receberem subsídios do governo, principalmente em programas federais ou estaduais de moradia. Porém vale a pena buscar outras possibilidades e comparar o que funciona melhor no seu caso.

Além disso há um outro ponto! Claro, talvez o financiamento não seja uma possibilidade imediata para quem ainda está juntando a reserva de dinheiro necessária. Mas fazer uma pesquisa prévia ajuda a pessoa que quer adquirir seu primeiro apartamento a ter uma boa base das condições e ajustar o planejamento conforme a necessidade para médio ou longo prazo.

A região importa

Saindo da fase de planejamento e passando para a fase de escolha do imóvel, vamos começar pela importância da região do apartamento. Não apenas no valor, mas em uma série de quesitos. Questões de transporte e trânsito precisam ser analisadas para quem vai investir em um imóvel.

Será que vale a pena pagar centenas de milhares a mais para morar perto do emprego atual? Será que compensa passar horas no trânsito para o apartamento escolhido? Bom, a única pessoa que pode responder isso é você. Mas antes é importante ter isso em conta para poder tomar a melhor decisão.

Escolhendo o imóvel

Mas não é só a localização que se mostra como fundamental para a seleção do seu primeiro imóvel. Escolher entre um prédio antigo e um novo também faz parte.

Pois, se por um lado é possível economizar no valor da compra, por outro as reformas podem não compensar no caso de um apartamento usado. A dica é ter uma boa conversa com o dono anterior para saber mais.

Mas não para por aí! No caso de buscas por um apartamento novo, é crucial pesquisar todas as informações sobre a construtora envolvida na obra. Assim, é possível saber sobre as condições de acabamento e os materiais utilizados durante a construção, o que ajuda bastante a fugir de enrascadas.

Tenha um profissional de confiança ao seu lado

Muita gente quer escapar das imobiliárias por achar que está economizando em taxas, mas pode acabar em uma grande enrascada. Ter um agente de imóveis ao seu lado pode facilitar bastante todo o processo de compra de um imóvel, evitando surpresas desagradáveis e gastos que não foram imaginados antes.

Portanto, ter alguém que está ali para ajudar é essencial. Por isso, a dica é: procure com atenção por um profissional de confiança.

Visite a região em horários alternativos

Um último conselho antes de fechar o negócio é o seguinte: a maioria das visitas a apartamentos acontece em horário comercial. Por outro lado, poucas são as pessoas que podem ficar em casa das 9h às 18h. Sendo assim, vale bastante a pena passear pela vizinhança antes de finalizar o acordo. Assim, você tem uma noção real da região antes de se mudar para a sua propriedade, sem precisar descobrir algo na hora.

Os conselhos que você viu aqui para a compra do seu primeiro imóvel foram úteis? Está pronto para comprar apartamento em Campinas? Portanto dissemine a informação e compartilhe esse texto nas redes sociais para que mais pessoas ainda possam se beneficiar!

 

fonte: com assessoria

foto: (Créditos: Unsplash)

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Prefeitura de Botucatu disponibiliza intérprete de libras para consultas e outros serviços

Você já imaginou visitar um país sem ter domínio da língua nativa e ter grande dificuldade em se comunicar? Essa ...