O Instituto, que completa 60 anos em 2023, abre as portas para alunos do ensino médio de Botucatu e região
Quais disciplinas são oferecidas no curso de Ciências Biológicas? Quais tipos de atividades práticas são desenvolvidas no curso de Ciências Biomédicas? Quais habilidades deve ter um profissional formado em Física Médica? E quem faz Nutrição, o que aprende? No dia 5 de outubro, das 8h30 às 21h30, essas e muitas outras dúvidas serão respondidas durante mais uma edição do programa “Venha Conhecer o IB”, que chega a sua 15ª edição.
O evento é gratuito, aberto a toda população de Botucatu e região. Neste ano, são esperados aproximadamente 1.800 estudantes do ensino médio de 28 escolas públicas e particulares interessados em conhecer, em detalhes, os cursos de graduação do Instituto de Biociências da Unesp – Câmpus de Botucatu.
Os alunos serão recepcionados no piso inferior do Departamento de Bioestatística (ao lado do estacionamento). Em seguida, serão direcionados por alunos de graduação do IBB, que atuarão como “monitores volantes”, por uma jornada do conhecimento que terá cerca de 2 horas de duração e percorrerá três estações principais:
- Museu de Anatomia;
- Central de Salas de Aula (onde conhecerão detalhes dos cursos de Nutrição, Ciências Biomédicas e os projetos de extensão do Instituto);
- “Vão da Estatística”, local onde serão acolhidos ao chegarem no câmpus e receberão informações sobre os cursos de Física Médica e Ciências Biológicas.
Segundo a professora Raquel Fantin Domeniconi, coordenadora da 15a edição do “Venha Conhecer o IB”, as estações por onde os alunos visitantes passarão foram estrategicamente divididas por temáticas, para que eles tenham contato com atividades práticas relacionadas a algumas disciplinas de cada curso.
“Os alunos que vierem conhecer o IB poderão verificar atividades desenvolvidas nas disciplinas e também conhecer o cenário em que o curso e a profissão estão inseridos. Todos os monitores estarão devidamente identificados e preparados para dar as informações pertinentes sobre os cursos, os projetos de extensão e também as possibilidades de ingresso e permanência estudantil em nossa universidade”, destaca ela. “ Neste ano, optamos por organizar o evento com uma programação mais específica, focada em apresentar os nossos cursos de graduação e as atividades de extensão. É uma oportunidade imperdível”, completa.
O período do dia no qual se espera maior movimento de visitantes é das 8h30 às 16 horas. Os interessados que não fizerem parte das excursões escolares podem optar pelos horários do final da tarde e noite para conhecer tudo que o IBB pode oferecer.
Sobre o IB
O Instituto de Biociências completa em outubro próximo 60 anos e teve sua origem na então Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas (FCMBB). Atende mais de 1.000 alunos de graduação e cerca de 450 alunos de pós-graduação.
Conta com 5 departamentos de ensino. Além deles (departamentos), há também três espaços de apoio às atividades acadêmicas: Centro de Assistência Toxicológica – Ceatox, Centro de Microscopia Eletrônica – CME e Centro de Isótopos Estáveis – CIE, além de um Jardim Botânico que pode ser visitado pela população.